segunda-feira, 18 de abril de 2011

Introdução ao Scrapbooking (1)

Oi, oi!

Vou deixar com vocês a primeira parte de um artigo que me ajudou assim que iniciei a fazer scrap. Espero que gostem!

1. Protegendo seu álbum e fotos


Você decidiu começar a pratica do scrapbooking por várias razões, mas principalmente porque você quer preservar suas memórias para que as gerações futuras possam aprecia-las. A primeira coisa que devemos pensar é em como proteger e armazenar as fotos para que estas permaneçam em excelente condições no futuro. Os principais inimigos das fotos são:

•Luz solar

•Álbum de fotos magnético, ou com íma

•Arranhão

•Água, umidade

•Materiais com elevado nível de acidez

•Mãos sujas e oleosas

•Mudança constante de temperaturas

Existem algumas coisas simples que podemos fazer para proteger as fotos: Em primeiro lugar, devemos nos assegurar de que os materiais de scrapbooking são livres de acidez e lignina (acid-free and lignin-free). Produtos próprios para scrapbooking apresentam o aviso: acid-free e lignin-free. Procure usar apenas papéis com essas características. A acidez no papel é um resultado do uso do material bruto no processo de fabricação. Após um certo tempo, a acidez fará com que o papel fique amarelado e perca as cores. A deterioração do papel é um processo contínuo em conseqüência da acidez, do desgaste, do uso e do envelhecimento, e depende das condições do papel e de armazenamento. O termo "acid-free" significa estritamente que o artigo tem um pH de 7.0 (ponto neutro) ou mais alto. Papel, tinta, cola, e fitas adesivas usadas para fotografias também devem ser sempre acid-free. A acidez pode migrar, o que significa que um artigo ácido pode contaminar um papel ou uma fotografia previamente livre de acidez, fazendo com que se tornem ácidos e envelhecidos prematuramente.

A lignina é outro produto do processo de fabricação do papel que não é desejável. A lignina é uma fibra que ocorre naturalmente na madeira; você nunca vai encontrá-la nos plásticos. Se continuar no papel após ser processado, esta fibra gera acidez com o tempo. Assim, um papel pode ser "acid-free" de fábrica, mas se não tiver a lignina removida, pode rapidamente se tornar ácido. De acordo com departamentos técnicos de diversas fábricas de papel, a única maneira de garantir que um papel é 100% livre de lignina é usando apenas fibras 100% algodão. Entretanto, um processo altamente refinando sobre o papel pode remover essas fibras da madeira. Se um papel tiver 2% ou menos de lignina, pode ser considerado como "lignin-free".

Fonte: http://www.scrapbookbrasil.com/content.php?68-Introducao-ao-Scrapbooking

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião...