quarta-feira, 4 de abril de 2012

Lactase

Como prometi aqui, vou colocar algumas informações sobre a Lactase:

A lactase é a enzima responsável pela hidrólise da lactose (quebra da lactose em galactose e glucose). É justamente a deficiência na produção desta enzima pelo nosso organismo que é a causa principal da intolerância à lactose. O aspecto positivo é o fato de esta enzima ser atualmente produzida por diversos laboratórios e poder ser comprada com facilidade.

Cápsulas de lactase podem ser usadas por qualquer pessoa com IL?
Não existe restrição para o uso, pois essas cápsulas não são um remédio e sim um suplemento nutricional. Os fabricantes explicam que este tipo de enzima não possui efeitos colaterais e pode ser usada diariamente sempre que você ingerir produtos lácteos. No entanto, o ideal é conversar com seu médico antes de consumir estes suplementos, para certificar-se que seu problema é realmente a intolerância à lactose e não algum outro problema mais grave como a doença celíaca ou outras doenças gastrointestinais.

Quantas cápsulas devo usar?
Depende. A pergunta parece fácil, mas a resposta é mais complexa do que se imagina. Como falei anteriormente, a lactase não é um remédio, ou seja, seu médico não irá prescrever uma determinada dose para o seu caso específico. Ela é uma enzima que já está presente no seu corpo em maior ou menor grau, e a cápsula irá suplementar a deficiência dessa enzima em seu corpo.

Entre alguns dos fatores que estão em jogo para determinar a quantidade de lactase que você necessitará ingerir estão:

• A quantidade de lactase que seu organismo produz
• A quantidade de lactose que você irá ingerir
• A sua capacidade de digestão de alimentos
• A quantidade de lactase que a cápsula possui

Este é o motivo pelo qual algumas pessoas mencionam que em alguns momentos o suplemento de lactase funciona perfeitamente e em outros não. O problema não está na cápsula que você comprou, e sim na combinação dos fatores acima. Por isso não há como saber a quantidade ideal. O que alguns fabricantes recomendam é iniciar o uso destes suplementos com 1 cápsula e testar o seu nível de intolerância. Caso você ainda sinta os sintomas de IL, será necessário aumentar gradualmente o número de comprimidos até encontrar a dosagem ideal.

Onde posso comprar os suplementos de lactase?
Abaixo você encontra uma lista de alguns produtos à venda no mercado. Todos os suplementos são importados, alguns podendo ser encontrados em lojas de suplementos nutricionais e casas de produtos para diabéticos, celíacos, etc. Você também pode adquirir cápsulas de lactase em farmácias de manipulação. Para isso você precisará da receita do seu médico.

Existem diferenças entre as cápsulas disponíveis no mercado?

Sim. Cada fabricante produz cápsulas de lactase com diferentes quantidades da enzima e informa as quantidades em mg ou FCC. Por exemplo, o Lactaid Fast Act oferece 9.000 FCC por cápsula (600 mg de lactase), enquanto o Lacdose Original Strentgh oferece 1.875 FCC (125 mg). Algumas pessoas preferem comprar um suplemento com menos teor de lactase e ir aumentando o número de comprimidos de acordo com a necessidade, ao passo que outras pessoas preferem não correr o risco de sentir os sintomas e tomam comprimidos com maior quantidade de lactase. O preço está diretamente associado à quantidade de lactase contida nos comprimidos.

Bebês com intolerância à lactose podem usar esta enzima?
Nenhum fabricante recomenda o uso de cápsulas de lactase para bebês. Alguns fabricantes recomendam o uso para crianças a partir dos 5 anos de idade. Existem leites sem lactose com formulação especial para bebês que, de acordo com a recomendação médica, poderão ser utilizados. Caso seu bebê tenha sido diagnosticado com intolerância à lactose ou alergia ao leite, é fundamental que você faça um acompanhamento com o seu médico e também com um nutricionista, pois a substituição do leite materno só deve ser feita em casos recomendados por um profissional da saúde!

fonte: http://www.semlactose.com/index.php/2008/03/27/lactase-o-que-voce-ainda-nao-sabe-sobre-essa-enzima/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião...