terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Casamento Religioso com Efeito Civil

Oi, oi, oi

Hoje vou falar um pouquinho dos trâmites legais pro casamento. No nosso caso, que somos da Igreja Batista, podemos fazer o Casamento Religioso com Efeito Civil, isto é, não será necessário casar primeiro no cartório perante o juiz de paz, o próprio pastor, que é considerado autoridade religiosa, presidirá o casamento na data que escolhemos.

Nesta modalidade de casamento, os noivos têm que dar entrada ao processo de Habilitação para o Casamento no cartório, da mesma forma que ocorre no casamento civil. Após 30 dias, não havendo nenhum impedimento legal, o cartório expedirá um documento chamado Certidão de Habilitação, que deverá ser entregue a autoridade religiosa antes da realização da cerimônia.

Após a realização da cerimônia, os noivos não recebem a Certidão de Casamento, mas sim um Termo de Casamento, que precisa ser levado ao cartório num prazo de 90 dias (a contar da data da realização da cerimônia) para registrar o casamento. Caso isso não ocorra, o casamento não fica regularizado no cartório, isto é, os noivos permanecem solteiros.

Documentos que precisamos levar ao cartório (noivos solteiros):

*Certidão de Nascimento atualizada dos Noivos – esse documento deve ser solicitado no cartório onde foi feito o Registro de Nascimento, e tem validade de 60 dias;
*RG e CPF dos noivos (original e cópia) – Importante: levar também os dados dos pais dos noivos: Data de Nascimento, Naturalidade, Estado Civil, Profissão e Endereço;
*Comprovante de residência dos noivos (água, luz ou telefone) original e cópia;
*Cópia de RG e CPF de duas pessoas que servirão de testemunhas, sendo maiores de 18 anos e não podendo ser pais ou avós. Pode escrever na própria cópia: Profissão, Estado Civil e Endereço completo de cada um.

Regime de Comunhão de bens: Como escolhemos Comunhão Universal de Bens, precisamos voltar no cartório outro dia para assinar o pacto antenupcial, mas foi bem rápido.

Valor (com comunhão universal de bens): R$220,00

Na semana do casamento, teremos que ir ao cartório buscar a Habilitação e entregar na Igreja.

Graças a Deus, esta parte já está ok... Agora é só esperar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião...