sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Os Homens que não Amavam as Mulheres - Versão Sueca

Olá!


Já falei aqui, há muito tempo atrás, sobre os livros da Trilogia Millennium, do autor sueco Stieg Larsson. Inclusive coloquei as sinopses dos três livros (clique aqui).

Já sabia que há algum tempo foram lançados dois filmes suecos sobre a saga, que não vieram pro Brasil, pelo menos não pro cinema. E que estava pra ser lançada a versão Hollywodiana de "Os Homens que não Amavam as Mulheres", que estreiou semana passada no Brasil.



Bem, primeiro decidi assistir a versão sueca, e decidi já comentar sobre ela antes de assistir a versão americana.
Sinopse: Uma moça desaparece misteriosamente e 40 anos depois um jornalista investigativo é chamado para desvendar o caso que a polícia não conseguiu nem pistas. Além da trama, o filme fala da inclemente invasão de privacidade no mundo virtual. É graças a ela que o jornalista recebe reforço na sua tarefa, na figura inusitada e estranha, ao mesmo tempo forte e frágil, da hacker Lisbeth. Juntos eles decifram os códigos, o passado e o presente se misturam, os crimes sexuais saltam aos olhos, assim como a frieza dos personagens.




Eu achei o filme super fiel ao livro. As modificações feitas foram pequenas e não comprometeram a história. Claro que não dá pra comparar o filme com o livro, a riqueza de detalhes do livro é bem maior, e dá toda uma base pra entender os "porquês". Por exemplo, porque a anti-heroína Lisbeth Salander é assim? Não fica claro no filme que ela precisava de um tutor porque era considerada "socialmente incapaz". Também o filme não exalta a capacidade intelectual desta menina, como Stieg Larsson fez questão de enfatizar, e que nos faz amá-la mesmo sendo toda "louca".

Vou ver se assisto a segunda versão nesse final de semana, e semana que vem trago comentários.


beijos, bom final de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião...