quarta-feira, 6 de junho de 2012

Ultrassom de 12 semanas!

Oi, oi...

Ontem fomos fazer o Ultrassom com Translucência Nucal... Esse exame é feito por volta da 12ª semana e avalia a formação do bebê e a possibilidade de doenças cromossômicas, como a Síndrome de Down.

Bem, quando a médica colocou o aparelho e a imagem apareceu na telona eu não acreditei!!! O bebê está todo formadinho, as mãozinhas, os dedinhos, coisa mais linda! Em apenas um mês ele passou de "feijãozinho" de 1,31cm para um "bebê de verdade" de 6,06cm!

Nosso bebê estava muito serelepe, não parava de mexer e pular... A médica conseguiu fazer a translucência nucal, que graças a Deus está normal (1mm), e viu o osso nasal, mas não conseguiu fazer a medida de uma vaso com doppler colorido, pois o bebês pulava muito! Depois de quase meia hora ela deu um suspiro e disse: "É, não tem jeito, vamos marcar uma revisão do ultrassom pra semana que vem, porque o bebê não para e eu não consegui medir..." Então, semana que vem vamos ver nosso amorzinho de novo!

Ela também achou muito cedo pra ver o sexo, mas nos mostrou o "broto genital" e pela posição eu acho que é menina! Mas é mera suposição, quem sabe semana que vem a médica dê um palpite!

Para entender um pouco mais sobre o exame que fizemos, segue texto que peguei na internet com o que é verificado nessa US (foi o nº 4 que a médica não conseguiu avaliar):

1.Avaliação da idade gestacional e anatomia fetal, sendo possível datar corretamente a gestação e visualizar em desenvolvimento inicial as seguintes estruturas: cérebro, face, membros, coluna, rins, coração, pulmões, bexiga, estômago e sexo fetal (ao redor de 13 semanas).

2.Avaliação da Translucência Nucal: é a medida de um pequeno espaço líquido presente na nuca de todos os fetos, localizada entre a pele e a coluna.

Observação: Todos os bebês terão algum espaço líquido atrás da nuca, porém bebês com alterações cromossômicas tendem a ter este espaço aumentado.


3.Avaliação do Osso Nasal: Em aproximadamente 60% dos fetos com Síndrome de Down o osso nasal não é identificado nesta fase da gestação.

4.Avaliação do refluxo na valva tricúspide: Quando presente tem demonstrado correlação com alterações cromossômicas.

Os parâmetros acima citados têm como principal objetivo o rastreamento de doenças cromossômicas (por exemplo, Síndrome de Down), problemas cardíacos e outras alterações da morfologia fetal. Através da análise destes parâmetros, associado à idade materna, pode-se obter o risco específico para cada paciente em relação a doenças cromossômicas. Isto é possível por meio de um programa de rastreamento fornecido pela Fetal Medicine Foundation-Londres, do qual o IMMEF faz parte, sendo capaz de detectar até 90% dos fetos com Síndrome de Down.


fonte: http://www.immef.com.br/exames1e.php

Um comentário:

  1. Ai Pri, que maravilha, nossa lembro da minha vez, que emoção!!! Curta muito [eu sei que está curtindo hehe], é maravilhoso e divino ver o bebe se mexendo pela primeira vez, simplismente a gente não assimila né, um serzinho indefezo, bobinho, lindo e maravilhoso se mexendo dentro da gente!!!!! Ser mãe sem dúvida é a melhor coisa do mundo.só Deus pra explicar...
    Tô aqui acompanhando tudo viu? Não esquece de mim tb! Beijos, Lih e Nando :)

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião...