quinta-feira, 29 de março de 2012

Da minha Intolerância

Antes de sair de viagem postei aqui que estava com uns probleminhas de saúde. Pois bem, a partir de janeiro comecei a ficar enjoada. Nauseada o dia inteirinho. Ficava verde, mas não consguia vomitar. Eu iniciava o dia bem, mas já próximo à hora do almoço eu ia ficando cada vez pior, e na hora de almoçar eu não conseguia. meu estômago roncava, eu sentia fome, mas ao olhar pra comida, sentir o cheiro, já vinha ânsia de vômito.

Suportei por uns dias, tentando fazer a ligação da náusea ao consumo de algum alimento. Mas não adiantava. Se eu comesse, dava náusea. Se não comesse, dava náusea. E eu ia empurrando, sem sentir prazer em comer, ficava mentalizando "mastiga, mastiga, engole..."Aí fui procurar uma gastro. Ela pediu um monte de exames laboratoriais, além da endoscopia.

E foi assim, uns dias antes de viajar, que descobri que tenho "Intolerância à Lactose"Pois é, eu que sempre comi de tudo, e que amo iogurte, agora estou de dieta.

Claro que quando descobri fui pesquisar sobre o tema né? E descobri muita coisa, inclusive que é mais comum do que se imagina:

O QUE É INTOLERÂNCIA À LACTOSE?
Intolerância à Lactose é o termo utilizado para pessoas que não conseguem digerir produtos lácteos (leite e seus derivados). Esta impossibilidade de digestão geralmente ocorre em pessoas que não produzem a enzima lactase ou produzem-na em quantidade insuficiente para realizar a digestão da lactose. A maioria das populações têm uma perda progressiva da capacidade de absorção da lactose que inicia-se após os primeiros anos de vida.

O QUE É LACTOSE E LACTASE?
A Lactose é o açucar do leite, um dissacarídeo que com a ação da enzima lactase, tranforma-se em dois monosacarídeos: glucose e galactose. Estes carbohidratos simples, após formados, são facilmente absorvidos pelo corpo. No entanto, a falta ou deficiência na produção da lactase faz com que a lactose chegue até o intestino grosso sem ser absorvida pelo organismo. Ela é fermentada por bactérias causando gases e sintomas típicos de indigestão.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA INTOLERÂNCIA À LACTOSE?
Os sintomas mais comuns são a diarréia (ou à vezes constipação), distensão abdominal, gases, náusea e sintomas de má digestão. A severidade dos sintomas dependerá da quantidade de lactose ingerida assim como da quantidade de lactose que seu organismo tolera.

COMO SABER SE VOCÊ TEM INTOLERÂNCIA À LACTOSE?
Em primeiro lugar é muito importante ressaltar que existem níveis de intolerância, pois a quantidade de enzima lactase produzida pelo corpo varia de pessoa para pessoa. Algumas pessoas possuem uma deficiência mínima na produção da enzima, ao passo que outras não a produzem. Isto irá afetar o seu nível de intolerância.

COMO TRATAR A INTOLERÂNCIA À LACTOSE
Não existe cura para a intolerância à lactose, mas é possível tratar os sintomas limitando, ou em alguns casos, evitando produtos com leite ou derivados. Muitas pessoas com IL conseguem ingerir leites deslactosados e outros produtos com baixo teor de lactose sem sentir os sintomas da intolerância à lactose. Com o passar do tempo e uma adaptação aos hábitos alimentares, cada pessoa pessoa aprenderá sobre quais alimentos lácteos poderá ingerir sem sentir sintomas.
Uma outra opção bastante comum é o uso de cápsulas de lactase, um suplemento alimentar que auxilia na digestão da lactose.

Fonte: http://www.semlactose.com/index.php/sobre-intolerancia-lactose/

No próximo post falarei sobre cápsula de lactase e como estou lidando com o problema.
beijinhos

terça-feira, 27 de março de 2012

Unhas da Semana

Depois de 3 semanas usando praticamente só base transparente nas unhas, esse fim de semana tive tempo de colocar uma corzinha...

Pra não mudar tão radicalmente, mesmo louca pra usar as minhas novas cores fortes lindas, e acho que até pelo meu espírito estar tipo, "na paz", peguei o lilásinho que comprei da Colorama, o Lavanda.

Quando comecei aplicar, me decepcionei... No vidrinho a cor era tão bonita, mas o esmalte é aguaado!!! A 1ª camada que passei ficou quase transparente, como uma base, mais rosa que lilás... Só na 3ª camada grossa é que a cor apareceu melhor...


O resultado, após a decepção inicial, até que ficou bom, a cor é bonitinha, mas não vai pra lista dos meus preferidos, com certeza...
Bem, o que me empolga mesmo no momento é a coleção Outono/Inverno do Avon: "Estava escrito..." As cores são lindas demais!!! To com todas elas na minha caixinha, aguardando os próximos finais de semana!!! rsrs

O roxinho e o azul escuro são cintilantes, no vidrinho mesmo os microbrilhos são lindos!!! O I Ching, vermelho/rosa também é mais escuro e forte, uma amiga minha já usou, ficou lindo nas mãos! O verdão, no vidrinho é bem escuro, quase preto, mas já vi que na unha a cor fica como na foto abaixo mesmo:

quinta-feira, 22 de março de 2012

Tentando me (re)organizar...


Desde que voltei de viagem, ainda não consegui colocar todas as coisas no lugar, acreditam? Foram muitas visitinhas a fazer (saudadeeee de todo mundo!!! rsrs), coisas a comemorar (niver da sogra, chá-de-bebê dos gêmeos da Sandra, aniversário de casamento...oba!!!), e até o organismo se readaptar à rotina de trabalho, somado ao cansaço todo, tá complicado...

Nem mesmo minhas unhas estou conseguindo fazer...Coitadinhas, mal estão com uma basesinha... Mas tenho muitas novidades, e esmaltes novinhos pra testar e colocar aqui (acho que vou levar uns 2 meses pra usar tudo! rsrs)... Creio que nesse sábado consigo recomeçar a rotina de faxina da casa e cuidados comigo mesmo (ai, meu buço! rsrs)... Aí semana que venho contar tudinho

E o blog da viagem? Aff, tá mais difícil do que eu imaginava... O que me conforta é saber que logo teremos feriadinho, assim terei 4 dias em casa pra arrumar tudinho, e - se já tiverem instalado a internet lá em casa - vou me dedicar integralmente ao nosso Diário de Bordo...

beijinhos,

terça-feira, 20 de março de 2012

Bodas de Madeira!!

Hoje eu e meu amor fazemos 5 Anos de Casamento.

5 Anos??? Como assim? Não casaram ano passado?

Calma, eu explico...

Nos conhecemos em 2004, no ensino médio. No dia 17/02/2007 fomos morar juntos. E ano passado, dia 20/03, fizemos questão de trocar as alianças, perante Deus, com uma festa linda...

Então, como contar nosso casamento? A partir do 1º dia que moramos juntos, nos sentimos casados. O que é seu é meu... Fizemos tudo juntos, conquistamos tudo juntos... Nossa casinha, nosso 1º carro, nossas viagens... Não podemos dizer que somos casados há apenas um ano, certo?

Por isso, de comum acordo, decidimos contar da seguinte forma: o dia de comemoração será sempre o dia oficial do casamento, 20/03, mas o ano consideraremos 2007.

Assim sendo, hoje comemoramos nossas Bodas de Madeira!
Fê, obrigada por existir, fazer parte da minha e me tornar alguém melhor!
Te amo!

quinta-feira, 15 de março de 2012

Resumo da Viagem:

Dias fora de casa: 20

Km rodados: +/- 7.800

Países visitados: 03 - Chile, Argentina e Uruguai

Cidades visitadas: 12 - Viña del Mar, Valparaíso e Santiago (Chile), Colón, Rosário, Mendoza e Buenos Aires (Argentina), Colônia del Sacramento, Montevidéu, Punta del Este (Uruguai), Rio Branco e Chuy (Fronteira Brasil/Uruguai)

quarta-feira, 14 de março de 2012

Oie!!!

Voltei com tudo, e com muitas saudades...

A idéia inicial era atualizar o "Diário de Bordo" todos os dias, mas tivemos problemas "técnicos". Todos os hotéis diziam que tinham wi-fi, maass... ou o sinal era tão fraco que nem chegava a conectar, ou a internet caía a cada 2 minutos... Impossível fazer um post, mal dava pra mandar e-mail pra família e avisar que estava tudo bem...Mas eu anotei tudinho e agora vou atualizar o blog inteirinho. Assim que estiver pronto lá, aviso aqui.

A viagem foi simplesmente maravilhosa. Graças ao bom Deus, tudo correu muito bem nesses 20 dias, e estamos aqui com muitas hitórias pra contar...

Volto logo!

Bjo