quinta-feira, 29 de março de 2012

Da minha Intolerância

Antes de sair de viagem postei aqui que estava com uns probleminhas de saúde. Pois bem, a partir de janeiro comecei a ficar enjoada. Nauseada o dia inteirinho. Ficava verde, mas não consguia vomitar. Eu iniciava o dia bem, mas já próximo à hora do almoço eu ia ficando cada vez pior, e na hora de almoçar eu não conseguia. meu estômago roncava, eu sentia fome, mas ao olhar pra comida, sentir o cheiro, já vinha ânsia de vômito.

Suportei por uns dias, tentando fazer a ligação da náusea ao consumo de algum alimento. Mas não adiantava. Se eu comesse, dava náusea. Se não comesse, dava náusea. E eu ia empurrando, sem sentir prazer em comer, ficava mentalizando "mastiga, mastiga, engole..."Aí fui procurar uma gastro. Ela pediu um monte de exames laboratoriais, além da endoscopia.

E foi assim, uns dias antes de viajar, que descobri que tenho "Intolerância à Lactose"Pois é, eu que sempre comi de tudo, e que amo iogurte, agora estou de dieta.

Claro que quando descobri fui pesquisar sobre o tema né? E descobri muita coisa, inclusive que é mais comum do que se imagina:

O QUE É INTOLERÂNCIA À LACTOSE?
Intolerância à Lactose é o termo utilizado para pessoas que não conseguem digerir produtos lácteos (leite e seus derivados). Esta impossibilidade de digestão geralmente ocorre em pessoas que não produzem a enzima lactase ou produzem-na em quantidade insuficiente para realizar a digestão da lactose. A maioria das populações têm uma perda progressiva da capacidade de absorção da lactose que inicia-se após os primeiros anos de vida.

O QUE É LACTOSE E LACTASE?
A Lactose é o açucar do leite, um dissacarídeo que com a ação da enzima lactase, tranforma-se em dois monosacarídeos: glucose e galactose. Estes carbohidratos simples, após formados, são facilmente absorvidos pelo corpo. No entanto, a falta ou deficiência na produção da lactase faz com que a lactose chegue até o intestino grosso sem ser absorvida pelo organismo. Ela é fermentada por bactérias causando gases e sintomas típicos de indigestão.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA INTOLERÂNCIA À LACTOSE?
Os sintomas mais comuns são a diarréia (ou à vezes constipação), distensão abdominal, gases, náusea e sintomas de má digestão. A severidade dos sintomas dependerá da quantidade de lactose ingerida assim como da quantidade de lactose que seu organismo tolera.

COMO SABER SE VOCÊ TEM INTOLERÂNCIA À LACTOSE?
Em primeiro lugar é muito importante ressaltar que existem níveis de intolerância, pois a quantidade de enzima lactase produzida pelo corpo varia de pessoa para pessoa. Algumas pessoas possuem uma deficiência mínima na produção da enzima, ao passo que outras não a produzem. Isto irá afetar o seu nível de intolerância.

COMO TRATAR A INTOLERÂNCIA À LACTOSE
Não existe cura para a intolerância à lactose, mas é possível tratar os sintomas limitando, ou em alguns casos, evitando produtos com leite ou derivados. Muitas pessoas com IL conseguem ingerir leites deslactosados e outros produtos com baixo teor de lactose sem sentir os sintomas da intolerância à lactose. Com o passar do tempo e uma adaptação aos hábitos alimentares, cada pessoa pessoa aprenderá sobre quais alimentos lácteos poderá ingerir sem sentir sintomas.
Uma outra opção bastante comum é o uso de cápsulas de lactase, um suplemento alimentar que auxilia na digestão da lactose.

Fonte: http://www.semlactose.com/index.php/sobre-intolerancia-lactose/

No próximo post falarei sobre cápsula de lactase e como estou lidando com o problema.
beijinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião...