Oi,
Quero fazer aqui um alerta, para que vcs não passem pelo que passei... (acho que o post vai ficar grande, mas vale a pena).
Eu uso o contraceptivo transdérmico EVRA (adesivo anticoncepcional) há um ano e meio. Acho ele ótimo, não tenho nenhum tipo de reclamação. Como a dosagem de hormônio é baixa e cai direto na corrente sanguínea, não sinto nenhum efeito colateral. Como a pílula passa pelo sistema digestivo, a dosagem de hormônio é maior, e acaba deixando rastros no fígado também, eu tinha certos desconfortos estomacais e dores de cabeça e nos seios. Com o adesivo não tenho nada, é ótimo.
Mês passado postei aqui que estava dodói e tive que tomar antibiótico. Pois bem, eu sou meio neurótica, leio as bulas de todos os remédios que tomo pra saber exatamente o que estou tomando, como funciona o medicamento e quais os efeitos colaterais, e não falava nada sobre interações medicamentosas com anticoncepcionais. Então, tomei sem pensar nisso. Acontece que essa semana tirei o ultimo adesivo do ciclo na segunda-feira, e ontem ainda não havia descido minha menstruação. Aí comecei a pensar e lembrei que tomei o antibiótico, e fui procurar na net. Tudo que achei foi que alguns antibióticos podem anular o efeito de contraceptivos orais, mas não achei nada sobre o adesivo. Liguei pro meu médico e adivinhem: ele mandou eu fazer o teste de gravidez. Ou seja: realmente existe o risco.
Fiquei muito ansiosa... Porque eu quero muito, muito, muito ter um filho, mas não agora porque ainda estamos estudando (eu e o Fê)... Mas tanto eu quanto ele pensamos da mesma forma: Se vier agora é porque Deus assim o quis. Afinal, somos casados há três anos e meio, já temos nossa casa (apesar de ser pequenininha), nosso carro, nossos empregos (que podemos considerar estáveis)... Fiquei muito feliz em descobrir que ele quer realmente um filho, pois ontem quando ainda estávamos em dúvida ele já estava me chamando de mamãe e planejando como seria o quartinho da Júlia ou do André Felipe... rsrs
Bem, hoje pela manhã fiz o teste de farmácia e deu negativo. Depois, no meio da manhã, finalmente desceu a bendita... rsrs... Não sei dizer como me senti, aliviada e ao mesmo tempo pensando: ah, e se viesse o bebê?... Eita cabecinha complicada... Será que toda mulher se sente assim? Bem, ainda não era o tempo.
Então meu alerta é: Meninas que não querem engravidar, se precisarem tomar antibióticos perguntem pro seu médico se não vai ter problema. No caso de dúvida, usem um outro método contraceptivo (como camisinha) nesse período, pois depende do metabolismo de cada mulher, mas alguns tipos de antibióticos baixam o nível do hormônio que vc está tomando/recebendo no sangue e pode alterar seu ciclo.
beijos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua opinião...