terça-feira, 26 de julho de 2011

Festival de Dança

“O Festival de Dança de Joinville ocorre anualmente no mês de julho na cidade de Joinville, Santa Catarina. Foi criado em 1983 pelo ex-bailarino catarinense Silvio Roberto Maia e a artista plástica Albertina Tuma e atualmente é considerado, pelo Livro Guinness dos Recordes, desde 2005, como o maior evento do gênero do mundo em número de participantes (cerca de 4.500 bailarinos em 2005, estima-se hoje 6.500). Cada edição do festival dura 11 dias. Junto com o festival, vários outros eventos acontecem, como a Mostra de Dança Contemporânea (não competitiva), o Festival Meia Ponta (para crianças), a Feira da Sapatilha, o Encontro das Ruas, Rua da Dança, Palcos Abertos e Passarela da Dança.”

Minha linda cidade vira um grande palco nesses dias. No entanto, eu, joinvilense nata, nunca (que vergonha) havia ido ao Festival. Acompanhei muitos grupos nos Palcos Alternativos, nas praças e nos shoppings, mas nunca havia tido oportunidade de ir ao Centreventos ver o que acontecia por lá.

Esse ano fui na 2ª Noite de Mostra Competitiva, no dia 22/07. Nesse dia houve apresentações de Dança Contemporânea (da qual não gosto muito, acho uma dança muito “sofredora”) e Ballet Clássico de Repertório (que eu nunca tinha visto). Não tive muita escolha, pois ganhamos os ingressos pra esse dia, e pra assistir de camarote, vê que chique....rsrsrs

Bem, fiquei impressionada. A Dança Contemporânea passou rapidinho, e logo veio o Ballet, e com ele uma magia incrível. Fiquei deslumbrada com tudo, desde o físico e a perfeita execução das coreografias, a sincronia, até os cenários. Achava que era coisa “de velho”, gostava mesmo era das Danças de Rua, mas mudei meus conceitos. Passei a admirar a força desses jovens em trilhar esse caminho, por vezes cercado de preconceitos, e admirar a beleza dessa arte.

Simplesmente Lindo.

Tenho orgulho em morar nesse cidade*, que fica ainda mais bela com os participantes de todos os estilos que aparecem por aqui nessa época. E que é a única que tem a Escola de Ballet Bolshoi fora da Rússia.

*Apesar de todos os defeitos que existem por aqui, principalmente causados por políticos e suas más gestões. Mas creio que esse mal não é só daqui, é geral nas cidades do Brasil inteiro. Por isso, prefiro dar valor sempre ao que temos de bom, porque de coisas ruins todo mundo está cheio.

beijosss

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião...