segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Agosto...

Agosto iniciou pra mim de forma terrível... Desculpem o texto enorme, mas preciso desabafar.

Primeiro porque eu estou dodói, com a garganta inflamada, desde sexta-feira tomando antibiótico, mas até agora nada... só a febre baixou, a dor continua...

Segundo porque aconteceu ontem uma coisa que me desestruturou.

Há tempos os meus dois cãezinhos vêm brigando. Os dois são machinhos e tem o mesmo tamanho, um Lhasa (Mike) e um SRD(Spike), que cresceram juntos desde filhotes.

Aos poucos a situação das brigas começou a ficar insustentável: Primeiro o Spike se machucou na coxa, fez um corte bem feio. Separei os dois prendendo na corrente, e tratei das feridas do Spike com Rifamicina (tipo mertiolate, antibacteriano e cicatrizante). Logo ele estava sarado e feliz. Conviveram bem por um bom tempo, até cerca de 2 meses atrás. Cheguei em casa depois do culto, num domingo à noite as 22h, e encontrei o Mike com o pelo do focinho, que é branco, cheio de sangue. Levei ele pra dentro de casa, dei banho no chuveiro, com todo cuidado do mundo, e notei que estava ferido no lábio superior. O corte não era tão feio, todo aquele sangue era apenas porque era numa região muito sensível. Sequei com o secador, alimentei, e ele já tava faceiro de novo.

Nesse meio tempo já tinha me convencido de que precisava castrar os dois, para eliminar esse senso de territorialismo que os machos possuem. O que me espantou, foi que por quase 3 anos eles viveram bem, e agora estavam se estranhando. Na última tosa do Mike fiz um orçamento para castração: R$180,00 pra cada um. Não tínhamos dinheiro. Decidimos esperar as coisas acalmarem, pois de junho à agosto estamos pagando os impostos do carro (IPVA, Licenciamento, Seguro Obrigatório, haja!)

Bem, lá pelas 18h, eu fui recolher algumas roupas para colocar na secadora, pois choveu à beça o fim de semana todinho. Ao mesmo tempo o Fê foi tratá-los, encheu seus pratos com ração, e eles foram comer, bem felizes. Quando liguei a secadora é que fui olhar pra eles comendo, e vi o focinho do Mike novamente vermelho. Sangue. “Lá vamos nós de novo” pensei. Ele ainda comendo e abanando o rabo, todo faceiro. Me abaixei e chamei. Ele desviou a atenção do prato e me olhou. Quase tive um tróço. Senti meu sangue fugindo de todas as extremidades. Levantei correndo e saí gritando pelo Fê. Ele me encontrou na cozinha, me abraçou e eu caí no choro. Eu só soluçava e dizia “o Mike”. Me soltei corri pro banheiro. Estava doendo em mim, e eu me sentia responsável por não ter feito nada à tempo e impedido o que havia acontecido.

Quando o Mike me olhou, o que vi foi digno de filme de terror: seu olhinho direito estava caído pra fora da órbita, pendurado por uma parte de carne vermelha. No lugar do olho um buraco, e saindo de dentro dele aquela coisa pendurada. Um urso de pelúcia que teve seu olho arrancado, e ficou ainda pendurado, caído próximo à boca. Horrível.

Corremos pra uma clínica que atende emergência, indicado por uma prima (liguei chorando igual uma louca pra ela). Lá o veterinário lhe deu um tranqüilizante e colocou o olhinho de novo pra dentro. Explicou o seguinte: É comum nas raças menores, como Lhasa, Shi-Tzu e Pequines, em situação de stresse (briga, pancada) o olho sair pra fora. Se for imediatamente atendido (até 2h) e o ligamento não ter sido rompido, é possível recuperar uma parte da visão. O problema é que eu não fazia a mínima idéia de quando isso havia ocorrido, pois não estava em casa. Então o veterinário colocou o olho na órbita, deu um ponto na pálpebra pra manter o olhinho no lugar, e o Mike ficou lá, internado. Ele ia fazer compressas com gelo. Agora pela manhã, eles iriam tirar o ponto pra ver: se o olhinho ficar no lugar, beleza, é só fazer um tratamento prolongado com colírio, e ele pode recuperar a visão (não 100%, mas pelo menos uma parte); se o olhinho voltar a cair é porque o ligamento rompeu, terá de ser feita uma cirurgia pra extração.

Acabei de receber a ligação da clínica: será necessária a realização da cirurgia.

Ainda estou em estado de choque. Que Deus nos ajude
.

Um comentário:

  1. Ai meu Deus..amiga, estou em choque tb!! Meus Deus do céu...coitadinho do Mike!! Mas olha, quando essas brigas começam dificilmente acabam. Eu com duas femeas morro de medo disso, porque eu sei que a partir do momento que elas se esranharem numca mais voltarão a ser como antes. Isso acontece porque nenhum se torna submisso, os dois querem ser o líder, e fica essa disputa. Pelo que entendi o Spike é que está machucando o Mike, não é? Se for, tente castrá-lo! Compensa castrar, não precisa ser os dois de uma vez, ja que fica bem pesado, mas um só. Aí na sua cidade a prefeitura não faz esse serviço? Aqui em Sorocaba temos a FAS que faz castrações por um preço bem acessível, uns 50 reais, ainda mais nessa situação. Pesquise em outras clínicas, tente parcelar em quantas vezes for possível...o duro é que agora vocês já vão gastar com a cirurgia e os medicamentos né? Aiai...não é fácil ter bicho de estimação, sei bem como é!! Olha, assim que o Mike voltar, não vai ter jeito, você vai ter que separar os dois, e só deixá-los juntos quando estiver por perto e olhe lá!

    Bom, nos dê notícias do Mike, ok?

    Tb preciso que vc me mande o seu e-mail pra eu te adicionar na lista de leitores dos blogs [os privados]. Eu com essa historia de bloquear os blogs acabei fazendo alguma confusão.

    Melhoras pra vc flor, nos mantenha informadas!!

    Beijos

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião...