Primeiro alguns dados de artigos que li e programas de TV que assisti:
1- Em cada ciclo a mulher tem cerca de 25% de chances de engravidar
2- De 12 ciclos anuais, em apenas 3 temos reais chances de engravidar
3- De cada 100 mulheres que descobrem a gravidez, 20 tem interrupção naturalnas primeiras semanas (AE - aborto espontâneo), por má-formação do embrião ou dos anexos embrionários.
Tendo conhecimento dos dados 1 e 2, quando eu e meu marido decidimos ter um filho, combinamos de não ficarmos ansiosos: eu simplesmente deixei de usar o AC (anticoncepcional) e esperaríamos, sem cobranças, sem controle de PF (período fértil), sem grandes expectativas. Afinal, podia demorar.
Eu não esperava que seria tão rápido. Após eu deixar o AC, ainda usamos outros contraceptivos por 3 meses, pra que o meu organismo se acostumasse sem o hormônio sintético, e passasse a produzi-lo normalmente. E no mês seguinte: positivo.
Acontece que não deu tempo nem pra cair a ficha: no mesmo dia que peguei a confirmação do Beta HCG (exame de sangue), tive uma ameaça de aborto (dia 17/10). Um sangramentozinho pequeno. O médico da emergência obstétrica me falou o seguinte: “Não vou nem te dar esperanças, provavelmente sua gravidez não vai evoluir”. Simples assim. Nesse momento lembrei do dado 3. Nada de desespero.
Repeti o Beta com 7 dias e levei no meu GO (ginecologista-obstetra), que me acompanha a 4 anos. Ele disse que os valores estavam normais pro início da 3ª semana, mas que ficaríamos em expectativa nos próximos 7 dias: O organismo da mulher faz uma “seleção natural”, e não importa o que a mulher faça ou deixe de fazer, se houver algum problema no embrião, o organismo o eliminaria. Caso eu tivesse um sangramento com maior intensidade e vermelho vivo, era porque o aborto se confirmara: eu deveria ir ao hospital tomar a vacina Anti-Rh (meu sangue é negativo e do meu esposo é positivo)
Bem, como vou explicar o que senti nesses 14 dias? Nem alegria, nem tristeza, nem medo, apenas expectativa. Me preparei psicologicamente e entregamos nas mãos de Deus: que a vontade dele fosse cumprida em nossas vidas. Nem contamos a ninguém.
E dia 30/10 (domingo) a tarde, a confirmação: Sangramento vermelho vivo e intenso. O Fê estava trabalhando, liguei e avisei: “Amor, não foi dessa vez... Qd vc chegar me leva no hospital?” Nó na garganta. Quando ele chegou e olhei pro rosto dele não agüentei e chorei. Precisava me livrar da angustia. Tomei um banho, me acalmei, e vamos lá.
No hospital, a médica disse que meu colo do útero estava fechado. Não dava pra confirmar o AE. Faz ultrassom: nada no útero (cedo ainda, apenas 4 semanas), líquido nas trompas e um cisto no ovário direito. A médica me deixou em observação aquela noite: estava desconfiada de gravidez ectópica, achou que o embrião podia estar no ovário. Aí sim, me desesperei: Deitadinha na minha cama chorei. Muito. Orei. Muito. Aceitava a perca do embriãozinho, mas não a necessidade de uma intervenção cirúrgica, eu poderia perder o ovário. Parece egoísmo, mas se o embriãozinho não estava no útero teríamos que interromper a gravidez de qualquer jeito. Ou seja, tirá-lo mesmo. Seria pior, muito mais traumático.
Segunda de manhã, resultado do beta: o valor diminuiu. Aborto confirmado. Dor e Alívio. 6 dias de atestado médico.
Estou ótima. A hemorragia e as cólicas finalmente estão no fim. Sei que o que aconteceu foi o melhor pra nós. E a vida continua.
Mas Outubro, definitivamente, é um mês que desejo esquecer.
Aproveito pra deixar registrado aqui:
Felipe, você é um homem maravilhoso. Sempre me senti segura ao seu lado. Mas você me deu forças pra enfrentar tudo de cabeça erguida, me deu todo o apoio e amor que precisei nestes dias de expectativa e recuperação. Ficou lá, firme e forte ao meu lado em uma das piores noites da minha vida. Você me lembrou que Deus está no controle. Amo você, cada dia mais.
Poxa amiga..que pena! Não deixa de ser triste né? Por mais preparadas que estejamos um aborto é sempre triste. Você deve saber que eu já passei por isso. Pra mim foi terrível porque eu estava numa expectativa enorme com a gravidez e fui perder com 12 semanas!! Apesar do embrião não evoluir, comecei a sentir dores e sangrar só com 12 semanas, e tb sofri muito.
ResponderExcluirEnfim, não desanime, como vc sabe, Deus está no controle. Felizmente não era uma gravidez ectopica e logo você poderá voltar aos treinos. Seu bebezinho virá assim que ele estiver pronto! Vamos confiar, estou torcendo por você, e muito orgulhosa, vc foi muito forte.
Beijos, qq coisa me escreve :)