quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Dia da Limpeza da Caixa d'água

Oi!!!

Eu trabalho na empresa de saneamento da minha cidade, a "Companhia Águas de Joinville". Conheço as Estações de Tratamento de Água, e o Laboratório de Controle de Qualidade. Por isso confio na qualidade da água distribuída aqui. Sim, eu tomo água direto da torneira, sem necessidade de nenhum filtro adicional.

Mais do que ninguém eu estava ciente de que é importante fazer a limpeza da caixa d'água. Só que desde que compramos a nossa casa, em dezembro 2007, nunca havia limpado. Pois é. Vergonha. Na verdade, esvaziar a caixa e subir no teto já desanima qualquer um né?

Aí, com as reformas da cozinha, precisamos esvaziar a caixa pra fazer as manutenções e trocar o registro. Eu aproveitei a deixa pra fazer a minha super-limpeza.

Pra quem não sabe, a saída da água na caixa é alguns centímetros acima do fundo. Assim:
Então, mesmo após "esvaziar" a caixa, ainda fica uma camada de água abaixo da saída. E gente, quando vi, quase caí pra trás. Parecia que no fundo da minha caixa havia lama. Só que não era lama, era um pó em suspensão na água. Tirei toda a água suja, que, pasmem, estava assim:


Antes que alguém pergunte: sim, minha caixa tem tampa e permanece fechada. Ah, e o pano era branco.

Depois de tirar toda a água e limpar o fundo, fechei a saída de água e abri a entrada, deixei a água subir um tantinho só, adicionei hipoclorito (vulgo Qboa), e limpei toda a caixa. Aí esgotei de novo nos baldes, passei um pano limpo úmido em outra água limpa e pronto. Tampei e deixei a caixa encher.

Foi apenas alguns minutos (tá mais que uma hora), debaixo do telhado que não me permitia ficar de pé e me esticar, então fiquei lá dobrada ao meio limpando o fundo da caixa... Saí moída... Mas valeu a pena... Porque agora estou com a consciência tranquila...

E prometo nunca mais deixar mais de um ano a caixa sem limpar... rsrs... aprendi a lição...

Um comentário:

  1. Nossa, taí uma coisa que eu nunca pensei em fazer! O dia que eu fizer não quero nem ver!!!! rsrs

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião...